27 de Março de 2014
10:00h
Holanda, Bélgica e Itália

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizará entre os dias 24 e 27 de março um giro pela Europa durante o qual visitará o papa Francisco, informou nesta terça-feira a Casa Branca.

Obama participará nos dias 24 e 25 de uma cúpula sobre segurança nuclear na Holanda, na qual "chefes de Estado de todo o mundo destacarão os progressos feitos na segurança de materiais nucleares e se comprometerão com novas estratégias para impedir o terrorismo nuclear", de acordo com um comunicado oficial.

O presidente aproveitará sua estadia na Holanda para se reunir com autoridades locais.

Obama comparecerá no dia 26 de março à cúpula bilateral entre Estados Unidos e União Europeia em Bruxelas, onde se encontrará com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durao Barroso. Também estão em sua agenda reuniões com o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, assim como com representantes do governo belga.

A Casa Branca destacou que se trata da primeira visita de Obama a estas instituições europeias.

O presidente americano finalizará sua viagem no dia 27 de março em Roma, onde será recebido pelo Papa.

"O presidente espera falar com o Papa Francisco sobre seu compromisso compartilhado de lutar contra a pobreza e a crescente desigualdade", afirmou a Casa Branca.

Obama também deve se reunir com o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta.

Pesquisa Agenda

Enquete

Na sua opinião, o mandato deve pertencer ao partido ou ao candidato eleito?